domingo, novembro 07, 2004

PAGAMENTO AOS EX-COMBATENTES REFORMADOS

Hit Counter
Free Hit Counters

Portas paga pensões (grande Lata...)

O Expresso de 6.11.04 publica a seguinte notícia relacionada com os ex-combatentes ref. aos períodos de prestação de serviço militar para efeitos de aposentação e reforma:

E diz o seguinte:

Milhares de ex-combatentes da guerra colonial estão a receber cartas – assinadas pelos ministros da Defesa e das Finanças – que acompanham o primeiro cheque da pensão devida pelos serviços prestados “à Pátria em condições especiais de dificuldade ou perigo”. Para mais de sete mil ex-militares, no entanto, este esforço de guerra valerá, por ano, menos de cem euros.
“É com satisfação que lhe enviamos um vale postal no valor de 25,34 euros”, diz uma das missivas a que o Expresso teve acesso. Com as suas assinaturas bem visíveis no fundo da carta, os ministros Bagão Félix e Paulo Portas enviam os melhores cumprimentos aos pensionistas de guerra e relembram que o cheque agora atribuído representa “o primeiro grande esforço do Estado para reconhecer aos mais de 400 mil antigos combatentes” que passaram por “dificuldades ou perigo” ao serviço da Pátria e em situação de combate.
Inicialmente anunciado como tendo um valor anual de 155 euros, o montante do Complemento Especial de Pensão – nome dado a uma promessa eleitoral e a um compromisso adiado por longos anos – vai ficar, para muitos, francamente reduzido. Segundo dados do Ministério da Defesa, foram apenas processados até agora cerca de 41 mil pensões, das 400 mil que o Estado irá pagar. Destes, mais de sete mil terão como compensação anual pelo esforço de guerra menos de cem euros. A maioria (26.500) vai receber entre 125 e 175 euros anuais. Finalmente, para 150 beneficiários já apurados, o montante da pensão sobe para os 400 e os 500 euros, sendo estas situações relativas a combatentes que estiveram no chamado «teatro de operações» por um período superior a dois anos.